Sustentabilidade: A Tous quer que todos saibam de onde vêm as suas jóias

A palavra mais usada em todos os relatórios de moda, referentes a 2020 e 2021, ´é sustentabilidade. Os consumidores estão cada vez mais conscientes. Consumir de forma ética é muito mais que uma tendência. A Tous sabe disso e vê na sustentabilidade um dos pilares fundamentais da marca. Para saber mais sobre o projeto de rastreabilidade das suas jóias, o Pano Cru falou com Rosa Tous, vice-presidente da joalheira espanhola.

Rosa Tous, vice-presidente da Tous

Como surgiu esta parceria com a Tracemark?

A colaboração entre TOUS e Tracemark, uma plataforma que oferece a primeira solução no mundo para a rastreabilidade completa e certificada de uma jóia, é o resultado de meses de trabalho árduo e de emoção. Na verdade, a rastreabilidade para as Teddy Bear Stars (na coleção de ouro e diamantes 18kt) é a primeira a chegar ao mercado com a experiência inovadora da rastreabilidade certificada da Tracemark.

Tanto a TOUS como a Tracemark acreditam na necessidade de liderar o caminho para uma indústria da joalharia mais transparente, ética e sustentável.

Quais serão as próximas coleções a fazer parte desta parceria?

O projeto começou com uma primeira coleção, Teddy Bear Stars em ouro e diamantes de 18kt, e as duas empresas estão a trabalhar para aumentar a escala da parceria a outras referências. Ambos os parceiros estão confiantes que poderão continuar a construir mais ações positivas em conjunto para continuar a melhorar o sector.

É um objetivo da Tous que todas as suas jóias sejam rastreáveis num futuro próximo?

O projeto começou com uma primeira coleção, a Teddy Bear Stars em ouro e diamantes de 18kt, e as duas empresas estão a trabalhar para aumentar a escala da parceria através de outras referências. Ambos os parceiros estão confiantes que poderão continuar a construir mais ações positivas em conjunto para continuar a melhorar o sector.

Qual é a importância da sustentabilidade para a Tous?

A sustentabilidade é um valor que está presente em todas as camadas das nossas jóias, começando com o negócio principal da nossa empresa. Na TOUS damos uma segunda vida às jóias, tendo-se tornado uma empresa especializada na reativação, reutilização e reciclagem de jóias. Neste sentido, o serviço pós-venda é fundamental para nós, graças a uma equipa de restauradores artesanais capazes de oferecer um serviço de conservação das jóias para que estas continuem a fazer parte da vida dos nossos clientes.

A TOUS trabalha a partir da convicção de que a união entre beleza e sustentabilidade é mais um passo para uma vida mais bela e, portanto, tem a vocação de continuar a crescer eticamente, concentrando-se na comunidade e promovendo ações que tenham um impacto positivo tanto a nível global como local.

De acordo com a nossa cultura empresarial, entendemos a responsabilidade social da empresa como um elemento chave do nosso desenvolvimento e crescimento num sentido global. Por este motivo, trabalhamos para minimizar a nossa pegada, confiando em recursos verdes nos nossos edifícios, processos de produção e produto final.

Família Tous

A Tous tem uma história de 100 anos, trabalhando num mercado onde a proveniência da matéria-prima nem sempre foi transparente, quais foram as maiores conquistas da Tous em termos de sustentabilidade nestes anos?

Uma das nossas maiores realizações até agora foi termos sido reconhecidos pelo Conselho de Joalharia Responsável (RJC), a organização líder mundial no estabelecimento de ética empresarial e padrões de cadeia de fornecimento responsável em toda a indústria de jóias e relógios, como membro certificado após uma auditoria exaustiva.

O processo de auditoria incluiu várias áreas de análise que incluem cadeias de fornecimento responsáveis, produção e direitos humanos; direitos e condições de trabalho, saúde, segurança e ambiente, gestão de metais preciosos, e aprovisionamento responsável de matérias-primas.

As bases dos esforços da TOUS em sustentabilidade são: eficiência energética (um dos edifícios da fábrica TOUS utiliza energia geotérmica, que contribui com 48,63% da eficiência energética), compromisso com o património cultural e bens como jóias (participar no restauro de lojas históricas como sinal de respeito pela cultura e tradição do setor), e aprovisionamento cuidadoso de matérias-primas para assegurar um aprovisionamento responsável e sustentável.

O compromisso com o desenvolvimento sustentável tem guiado os passos da TOUS desde o início. Na verdade, este compromisso de minimizar o nosso impacto sobre o ambiente materializou-se em 2007, com a abertura da nova sede da TOUS, quando renovámos e adaptámos uma antiga fábrica têxtil com mais de 10.000 metros quadrados, com critérios de sustentabilidade e de construção responsável. De facto, o edifício anexo, na altura da sua construção, era o maior espaço em Espanha apoiado por energia geotérmica, fornecendo 48,63% da eficiência energética necessária para a instalação.

Além disso, toda a gama TOUS de jóias, relógios e acessórios são apresentados em embalagens que refletem os nossos valores de marca, entre os quais se destaca o compromisso com a sustentabilidade. As nossas populares caixas e sacos de doces são concebidos a partir de papelão parcialmente reciclável. Além disso, fazemos parte de Ecoembes, o que nos permite identificar os nossos sacos de papel e caixas de cartão com o símbolo Ponto Verde.

Qual é a maior desafio que uma marca como a Tous, que pretende ter um caminho ético e sustentável, enfrenta nessa área no setor da joalharia?

O compromisso com a sustentabilidade é fundamental para a nossa empresa, mas ainda temos muito trabalho a fazer para atingir o impacto ambiental zero. Por este motivo, estamos a trabalhar para melhorar todos os nossos procedimentos e temos projetos como esta colaboração com a Tracemark.

Outros desafios importantes são, por exemplo, os processos de tratamento de metais nobres que podem ser agressivos, é necessário ter o cuidado de separar os elementos químicos para evitar a poluição da água, e conduzi-la para instalações acreditadas. Isto é algo que temos vindo a tratar desde há muito tempo.

Pode falar-me um pouco do ouro reciclado? Qual é a proveniência deste ouro e como é feito o processo de reciclagem?

O painel de rastreabilidade da Tracemark prova que os materiais utilizados na colecção são 100% éticos e responsáveis desde a origem. No caso do ouro, provém de refinarias que só trabalham com ouro CoC (Cadeia de Responsabilidade). A certificação do ouro CoC é uma distinção atribuída pelo Conselho de Responsible Jewellery Council (RJC), demonstrando que provém de fontes verificadas, seguindo as melhores práticas ambientais internacionais e padrões sociais reconhecidos em todo o mundo.

Especificamente, o ouro CoC certificado pela Tracemark é 100% ético e reciclado. Este é um grande avanço em termos de sustentabilidade, desde a utilização de ouro reciclado não proveniente de minas diminui a pegada de carbono em cerca de 99%, de acordo com um estudo recente da Universidade de Ciências Aplicadas de Pforzheim.

O ouro CoC certificado Tracemark provém da SEMPSA, a refinaria de ouro CoC RJC situada em Madrid, Espanha e fornece ouro 100% ético e reciclado. Esta refinaria certifica que este ouro não foi obtido em minas, mas sim de artigos de ouro de joalharia, da indústria electrónica e da cunhagem até 2012.

Este vai ser um dos nossos principais objetivos para o futuro próximo, não só em termos de rastreabilidade, mas também de fabrico apenas com materiais nobres do CoC como prata e ouro.

Serviços como a reciclagem de peças antigas da Tous, ou transformação da mesma em peças novas, é algo que já fazem através do vosso serviço de personalização? Se não, um projeto deste género está pensado para o futuro?

Na TOUS somos especialistas em restaurar peças para lhes dar uma segunda vida e garantir que elas fazem parte da vida dos nossos clientes. Além disso, a TOUS Jewelry Trade and Artisans School, o projeto pioneiro de formação de excelência que promove o trabalho artesanal como forma de formação profissional para os jovens, oferece a oportunidade de aprender os valores da TOUS, entre os quais se destaca a sustentabilidade. Por exemplo, os jovens aprendizes aprendem como as peças de joalharia podem ser eternas e sustentáveis porque podem ser reutilizadas, recicladas e revividas, com base nas competências de restauração em joalharia.

Qual é o próximo grande objetivo da Tous no que diz respeito à sustentabilidade?

Estamos sempre atentos a novas oportunidades de implementar procedimentos de sustentabilidade em todas as nossas atividades empresariais. Neste sentido, estamos a trabalhar para identificar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a fim de ativar um plano de ação para ser alcançado antes de 2025.

Um dos desafios para o futuro é que a adoção de políticas de sustentabilidade na TOUS, faça com que os fornecedores e fabricantes diretos e indiretos também desenvolvam melhorias nesta área, tanto socialmente como em termos de impacto e conformidade. Se isto acontecer todo o setor pode melhorar.

Como pode um consumidor comum perceber se uma jóia é feita de forma ética e sustentável? Que certificados deve procurar, ou que sinais de alerta deve ter em conta?

Este é precisamente o objetivo do painel de rastreabilidade da Tracemark. TOUS entende a sustentabilidade como uma forma ética de trabalho e como uma questão de transparência. Por estas razões, estamos interessados em dar aos clientes uma visão significativa dos materiais que utilizamos, do local onde são produzidos, e da sua proveniência.

Para a coleção Teddy Bear Stars em ouro 18kt e diamantes, os clientes têm um código alfanumérico gravado em cada peça de joalharia ou um código QR no rótulo que pode ser utilizado para aceder a um painel de rastreabilidade interativo e personalizado Tracemark. Aqui podem verificar a proveniência dos materiais, o fabrico por detrás de cada peça de joalharia, e as certificações que garantem a ética e sustentabilidade das peças, bem como dar detalhes sobre os materiais.

Atualmente, os consumidores estão mais conscientes do ambiente e da importância de escolher marcas alinhadas com o valor da sustentabilidade. Por este motivo, é crucial fornecer toda a informação possível sobre os processos para garantir a sua confiança e garantir que trabalhamos da forma mais sustentável possível.

Até à data, pudemos ver uma marca que se aplica à lei/qualidade do metal precioso e do fabricante que o fabricou, como garantia da qualidade da peça de joalharia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: