Luís Carvalho: «É importante pensar na parte comercial, mas não me posso limitar completamente por causa disso»

A música começa, e o negro que geralmente acompanha o início dos desfiles, é trocado por um verde muito forte e por uma manta de fumo. Primeiro respiramos, durante alguns segundos, aquele cenário. Só depois entra a primeira modelo, em contraluz, deixando ver apenas uma silhueta que nos faz adivinhar um casaco oversize com assinatura Luís Carvalho.

«Quando faço um desfile não é só sobre mostrar a roupa é sobre contar uma história que criei, com a música, com o cenário, a coreografia (…) Nesta edição tentamos fazer um vídeo melhor, porque ia ser só digital. Tentámos fazer um vídeo que tivesse mais a ver com o conceito, brincámos com o cenário. A minha inspiração foram as auroras boreais, daí ter aquele fumo e aquela imagem um pouco etérea com o fumo verde, aquelas silhuetas, um pouco o que transmite a imagem da aurora boreal», conta Luís Carvalho.

A história foi contada não só pelo ambiente, mas também pela roupa. O verde foi a cor dominante contrastando com metalizados e o vermelho. As linhas ondulantes das auroras foram plasmadas nas assimetrias e formas ondulantes das peças, numa coleção onde jogar pelo seguro nunca foi equacionado, e ainda bem.

«Já passámos por tanto, já tivemos de abdicar de tantas coisas, fazer outros trabalhos que não nos dão gozo fazer. Por isso, é no desfile que temos de nos divertir, fazer aquilo que gostamos de fazer e ser criativos, porque temos de mostrar o nosso trabalho. Quem vai ver um desfile meu, não vai querer ver um desfile diferente só porque foi afetado pela pandemia, quer ver a minha imagem de marca», diz o designer. «Claro que é importante pensar na parte comercial, mas não me posso limitar completamente por causa disso. Acho que tenho que aproveitar o meu momento de liberdade», acrescenta.

Veja a entrevista completa no vídeo, em cima, ou no Instagram.

Fotografias de desfile: © ModaLisboa | Photo: Ugo Camera / Fotografia de destaque: © ModaLisboa | Photo: Gonçalo Silva

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: