Mesh, a marca que quer levar a ourivesaria às novas gerações

A Mesh foi fundada em 2016 por João e Tiago Barbosa, mas a sua história começou muito antes. O avô dos fundadores da marca era fabricante de máquinas para ourivesaria, foi assim que começou um negócio de família que dura há três gerações.

«Venho de uma família de ourives originária de Gondomar. O meu avô começou como fabricante de máquinas para ourivesaria. Ele tinha muito o espírito de engenhocas. O mais engraçado é que muitas das tecnologias que ainda hoje usamos foram alterações que ele fez», conta João Barbosa ao Pano Cru.

Rapidamente a empresa deu o salto para a produção de ourivesaria, mas durante décadas trabalhou como produtora para private label. Em 2016, João e Tiago Barbosa começaram a perceber que havia espaço para criar em Portugal uma marca com joias leves e de uso diário. Assim nasceu a Mesh, que se viria afirmar como uma marca de grande qualidade mas com um design contemporâneo e adaptada a um público mais jovem.

«Quando fundamos a marca tínhamos como objetivo democratizar a joalharia portuguesa. Esta arte manual dos nossos artesãos, de facto, não chegava à minha geração- estou a falar dos 30/35 anos. Do meu grupo de amigos, não conhecia ninguém que fosse a uma ourivesaria comprar alguma coisa», conta João Barbosa. Outro objetivo foi «dar acesso às pessoas a uma joia de qualidade a um preço acessível».

Muita coisa mudou desde a fundação da marca, e se a pandemia foi o maior desafio que enfrentaram, foi também um momento de viragem para a Mesh. « A pandemia foi o primeiro momento em que eu e o meu irmão conseguimos olhar para a marca a 100%, e conseguimos estar a trabalhar completamente para marca. De facto houve mudanças grandes, até de métodos de trabalhar, como pensamos a marca e como comunicamos a marca», conta.

Como é vista a joalharia portuguesa internacionalmente e a sustentabilidade neste setor, e em especial na Mesh, foram outros dos temas abordados com João Barbosa. Veja a entrevista completa, em cima.

Fotografias DR

Leave a Reply

%d bloggers like this: